Berçário
Foto escola

OBJETIVOS

Oferecemos um ambiente seguro, afetivo e tranquilo para desenvolver potencialidades físicas e intelectuais dos bebês. As atividades de estímulo ocorrem durante a rotina do dia, integradas às necessidades de alimentação, higiene e repouso. O berçário do Colégio Akalanto tem como características principais a proximidade, o carinho e a proteção

Nossa estrutura oferece sala de estímulo, dormitório, solário, copa e fraldário com banho. Todos os ambientes são planejados para proporcionar total bem-estar e aprendizado às crianças. O cuidado com a limpeza e desinfecção dos espaços é constante, para isso utilizamos técnicas específicas e não permitimos a entrada de terceiros no interior do berçário sem as devidas normas de higiene.

ATIVIDADES

O programa do berçário é cuidadosamente planejado para oferecer diversidade de experiências às crianças. Proporcionamos estímulos sensoriais, musicais, de linguagem, de afetividade, motores e sociais, de acordo com nossa concepção pedagógica, a fim de dar amplo desenvolvimento ao bebê.

O ambiente é decorado com diferentes texturas, cores, sons, brinquedos e objetos, pois o próprio espaço tem a função de educar, ser portador de ideias e valores. Banho de sol, brincadeiras e atividades variadas ao ar livre fazem parte da rotina.

Na fase do Grupo 2 (para crianças de 2 anos), as crianças iniciam atividades pedagógicas com alguns materiais escolares e uso de outros espaços da escola, como parque, sala de movimento e quadra, sendo parte do programa de socialização e integração às outras fases.

As experiências oferecidas são pautadas em 3 pilares: Cuidar, Brincar e Educar.

Cuidar – A base do cuidado está na compreensão de como auxiliar o outro a se desenvolver como ser humano. Significa valorizar e ajudar no amadurecimento de suas capacidades e acontece nas dimensões afetivas e fisiológicas, mas é sobretudo, dar atenção à criança como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento.

Brincar – A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém o vínculo essencial com o mundo. Ela favorece a autoestima das crianças e contribui para o conhecimento das regras sociais.

Educar – Significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades de construir relações interpessoais e de buscar acesso aos conhecimentos mais amplos das realidades social e cultural.

O conteúdo dos Berçários e do Grupo 2 são desenvolvidos em eixos de conhecimentos mais amplos e integrados, como: Linguagem Oral e Comunicação, Exploração de Objetos, Ambientes e Brincadeiras, Exploração da Linguagem Plástica, Linguagem Musical e Expressão Corporal/Desafios Corporais.

No Currículo para as crianças de 0 a 2 anos, consideramos como condições fundamentais no processo de aprendizagem o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação, a fantasia, a curiosidade e a experimentação.

Meio Período, Semi-integral ou Integral.
A Escola permanece aberta das 6h30 às 18h30.
O Colégio Akalanto fecha para férias coletivas e serviços de manutenção ao final de cada ano.
Os Berçários funcionam normalmente a partir da segunda quinzena de janeiro e em todo mês de julho.

Atendemos crianças de 3 meses a 2 anos e meio de idade, que são subdivididas nos seguintes grupos:

Berçario
Bebês de 4 meses a 1 ano