A Escola

QUEM SOMOS

Nossa história teve início em junho de 1995. Nessa época, a escola era pequena e se chamava “1, 2, 3, Era Uma Vez”. Alguns meses depois, com nova direção e mantenedoria, tornou-se a Escola Akalanto. É uma trajetória construída com dedicação, cuidado e qualidade, pilares de nossa filosofia de trabalho.

Somos uma escola pequena, que oferece um ambiente familiar, acolhedor e agradável, especialmente projetado para atender às atividades educacionais das crianças nas fases do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nossos profissionais são qualificados para proporcionar bem-estar, desenvolvimento integral e uma sólida formação acadêmica diferenciada às crianças.

Todas as ações do Colégio Akalanto são pautadas em respeito aos alunos e suas famílias, aos colaboradores, ao meio ambiente e à sociedade.
Estamos localizados na zona norte da cidade de Sorocaba, em importante área de comércio, na junção dos bairros Maria Eugenia, Cedrinho e Maria Antônia Prado, ao lado do Shopping Cidade e atrás da Loja Havan.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Em nossa concepção, a construção do conhecimento se dá a partir da interação da criança com o meio em que vive. A relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento ocorre através da curiosidade e da criatividade, numa ação envolvente, desafiadora e lúdica.

Trabalhamos com propostas interdisciplinares, nas quais a criança é estimulada nas diversas áreas do conhecimento, atingindo seus vários canais de aprendizado por meio de experiências concretas, participação ativa e conteúdos criteriosamente selecionados, o que torna o processo ainda mais significativo.

INFRA ESTRUTURA

As atividades são desenvolvidas em um prédio escolar sem adaptações, construído em uma área de 4.800m², com ambientes diversificados e equipados com recursos modernos e adequados para todas as propostas educativas. Salas amplas, rede wi-fi, pisos adequados a cada faixa etária e mobiliário ergonômico são exemplos da estrutura oferecida aos alunos.

• Berçários com área de estimulação, sala de sono, copa/lactário, fraldário e dois solários.
  • Salas de aula com lousa interativa, sala multimídia, biblioteca e grande área verde.
  • Sala de música e movimento.
  • Pátio coberto e pátio descoberto, parque, bosque, quadra, viveiro de pequenos animais e lago de carpas.
  • Refeitório, cantina e vestiário.

AKALANTO SUSTENTÁVEL

Nosso ideal é o de implantar práticas sustentáveis na escola, promovendo e identificando atitudes sustentáveis no coletivo e individualmente agindo coerentemente com elas.

Trabalhamos com a coleta seletiva na escola e funcionamos como um eco-ponto para que os pais e a comunidade possam trazer seus recicláveis e óleo de cozinha usado. E, uma vez aqui na escola, o que não é reutilizado pelos alunos em atividades escolares é destinado à CORESO (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba), gerando emprego e renda.

Todas as sobras de alimentos e cascas de frutas são destinadas aos nossos animais e, quando não viáveis, vão para compostagem. Na questão da água, fazemos o armazenamento de água da chuva em um imenso tanque subterrâneo, que é utilizado para lavagem de pátios e quadra e para regar as plantas.