A proposta pedagógica do nosso colégio tem papel fundamental para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para o Ensino Fundamental I. Nesta direção, a perspectiva tradicional da centralidade no professor dá lugar à concepção do aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com os colegas e os professores em que todos aprendem e se desenvolvem. Nesse processo torna-se de fundamental importância a mediação do professor com intervenções focadas na autonomia dos estudantes.

Buscamos estratégias de ensino que propiciem a manifestação criativa dos estudantes em diferentes contextos facilitando o protagonismo e tornando o ambiente de estudo mais interessante e provocador, que ajudam no exercício da percepção de diferentes perspectivas, enriquecendo a exposição de ideias e melhorando a cooperação no grupo.

Nossa construção cotidiana tem como base a formação humana integral, situando-se em consonância com os três princípios básicos definidos como:

• Princípios Éticos – buscando a valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
  • Princípios Estéticos – entendendo a importância da valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
  • Princípios Políticos – desvelando a necessidade de valorização dos direitos de cidadania, do exercício da criatividade e do respeito à ordem democrática.

No Fundamental I, as crianças aprendem usando a criatividade e a imaginação com isso, respeitar o tempo e as características de cada aluno é essencial. Com o Sistema de Ensino que utilizamos, o aprender acontece aos poucos, de forma divertida, desafiadora e eficiente. Portanto, se torna base do conhecimento nos anos seguintes e o diferencial em todos os aspectos da vida adulta.

1º ANO

Aprender é melhor do que decorar, por isso nossos alunos aprendem a ler e a escrever por meio da experimentação. O professor é um importante guia, que relaciona conhecimentos do cotidiano da criança para uma alfabetização e aprendizagem divertida e sólida.

2º ANO

O 2º Ano é uma etapa contínua de alfabetização, desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, utilizando como meios as mais diversas formas de conhecimento cognitivo. Incentivamos a compreensão do ambiente natural, social, político e cultural no qual todas as crianças se integram de forma afetiva.

3º ANO

No 3º ano damos continuidade ao processo de alfabetização, começando a trabalhar com a interpretação e desenvolvendo conhecimentos e habilidades básicas que formam a base para todo o aprendizado futuro.

4º ANO

Nesta etapa a criança é estimulada por meio de operações mentais, a produzir e resumir um texto, explicar uma questão, analisar um problema, comparar duas situações, desenvolvendo dessa forma o pensamento, o senso crítico e a criatividade.

5º ANO

É o encerramento de um ciclo (Fundamental 1), onde a criança é preparada para adentrar uma nova etapa. Aqui estimulamos a criança a conhecer, construir, divulgar e vivenciar valores no cotidiano escolar, favorecendo a prática da cidadania, na busca de qualidade de vida. Promovemos o desenvolvimento integral através da construção de conhecimentos e habilidades, buscando sempre uma atualização contínua.