Fundamental 2
Imagem fundamental 2.

No Ensino Fundamental II, o aluno deve conhecer de maneira sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimento. Deve entender, num primeiro momento, suas especificidades conceituais e metodológicas para depois ser capaz de identificar o que há em comum e estabelecer relações entre elas. Ganha mais autonomia em seu estudo individual com um professor para cada disciplina; e, ao mesmo tempo, gradativamente ganha também independência em suas amizades e relacionamentos com os colegas.

A proposta pedagógica adotada pelo Colégio Akalanto implica em ensinar o aluno a "aprender a aprender". No mundo em que vivemos, com mudanças velozes, tanto tecnológicas quanto de saberes em geral, o Colégio Akalanto tem como meta desenvolver permanentemente novas competências, como a Educação Tecnológica e o Empreendedorismo. Por isso não se limita apenas a ensinar conteúdos conceituais - "o saber", mas também conteúdos procedimentais - "o saber fazer" e atitudinais - "o ser".

Um ensino de qualidade que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade deve também contemplar o desenvolvimento das capacidades que possibilitem adaptações às novas realidades do mundo moderno, como o trabalho em equipe, relações interpessoais, o senso crítico, a criatividade, a resolução de problemas, cultivar os bens sociais, culturais, ambientais, etc.
Este é o grande desafio que todas as escolas deverão enfocar em seu currículo.

Uma das estratégias utilizadas para desenvolver as competências do "saber fazer e ser" é o exercício constante de uma prática que coloca desafios e situações problemas, onde o aluno planeja como resolver, coloca em jogo tudo o que sabe sobre o fato, utiliza argumentação e decide como responder através das várias formas de expressão. A investigação é a prática que acontece cotidianamente. Estas práticas desencadeiam o prazer pelo aprender e a curiosidade do aluno em buscar conhecimentos.

No Colégio Akalanto busca-se desenvolver as seguintes competências nos educandos:

Ou seja, tem como objetivo desenvolver processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e hábitos para que o educando atue na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e respeito social.

O colégio fundamenta seus cursos com ênfase nestes objetivos, a fim de tornar a aprendizagem desafiadora e utiliza-se de várias estratégias, para tornar o educando num sujeito investigativo, curioso e ativo.

HORÁRIO: