Foto Infantil
OBJETIVOS

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.

Para nós, a criança é vista como um indivíduo com direitos, necessidades e cuidados específicos, portadora e construtora de sua cultura. Na primeira infância, fase da Educação Infantil, o brincar e o cuidar permeiam todas as ações do educador. A brincadeira é a linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com o mundo. É no ato de brincar que a criança aprende, desenvolve a criatividade e são elaboradas e experimentadas situações de descoberta das relações humanas, de conhecimentos do mundo social e natural, da leitura e da escrita.

Esperamos que a criança da Educação Infantil seja capaz de:

• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de maneira cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percebendo suas limitações.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando os hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • Desenvolver-se harmoniosamente em seus aspectos físico, socioemocional e intelectual, nas habilidades motora, auditiva e viso-motora, ampliando o seu crescimento global, com respeito à sua evolução.
  • Desenvolver o equilíbrio, o domínio do corpo, o autoconhecimento, a expressão corporal, noções espacial e temporal, inclusive a linguagem oral e escrita, ampliando o vocabulário.
  • Relacionar-se bem com o grupo e com a família, ampliando cada vez mais as relações sociais, criando hábitos e atitudes positivas no ambiente escolar e agindo com independência, respeito, cooperação, afetividade e iniciativa.
  • Utilizar raciocínio lógico-matemático, cálculo mental, comparação, ordenação e classificação de acordo com a faixa etária.
  • Utilizar as diferentes linguagens: oral, escrita, corporal, musical e plástica.
  • Observar e explorar o ambiente em que vive com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador.
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Mostrar-se curiosa pelo que acontece no mundo, adquirindo a capacidade de observação, o respeito e os procedimentos de pesquisa.

CURRÍCULO

No currículo de 3 a 5 anos (Grupo 3 ao Grupo 5), para a seleção e organização dos conteúdos a serem desenvolvidos utilizamos a seguinte divisão: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Capoeira (Grupo 4 e Grupo 5), Música (Grupo 4 e Grupo 5), Arte e Inglês (Grupo 4 e Grupo 5). No entanto, apesar de divididos em eixos, os conteúdos são desenvolvidos de maneira integrada e interdisciplinar.

Como marca pedagógica do Akalanto, ressaltamos um eixo que transversaliza todo o projeto Curricular – Vivendo Valores da Educação –, que aponta para a necessidade de se investir na formação humana com o foco em valores, como amizade, respeito, tolerância, cooperação, responsabilidade, flexibilidade e solidariedade, para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas. Assim, contribuímos na construção da identidade e da autonomia, bases essenciais na constituição de um cidadão comprometido com seus direitos/ deveres, que pode desfrutar da liberdade com responsabilidade.

Numa vertente curricular atualizada, a partir dos 4 anos oferecemos aulas de Língua Inglesa como introdução a um idioma estrangeiro, incorporando os melhores aspectos das metodologias de ensino de língua estrangeira, incluindo TPR (total physical response), que permite ao aluno responder fisicamente à instrução linguística, e Natural Approach, que estabelece situações naturais de aprendizagem da língua, permitindo que os estudantes participem de atividades lúdicas enquanto adquirem uma segunda língua.

Nesta idade, também introduzimos o uso da tecnologia como recurso didático para desenvolver os objetivos previstos em cada fase. Entre os 3 e 5 anos as crianças exploram o mundo a partir dos estímulos que recebem e aprendem por meio de experiências. nessa idade já demonstram formas originais de se relacionar com a escrita de algarismos e palavras. Para elas, brincar é o jeito mais eficiente e agradável de aprender. É por isso que o Programa ZOOM para Educação Infantil baseia-se no "aprender fazendo" para despertar a criatividade e desejo de aprender dos pequenos.

As crianças aprendem a Capoeira brincando: a melhor maneira de manter uma criança em moviumento constante. Nas suas brincadeiras, a criança mantém contato com pessoas e coisas, armazenam na sua meória, estuda causas e efeitos, resolve problemas, constói um vocabulário útil, aprende a controlar suas reações emocionais centralizadas em si mesmas e adapta suas condutas aos hábitos culturais do seu grupo social. Brincar é, portanto, fundamental para o desenvolvimento pleno do ser humano. Atrvés dessas brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

AVALIAÇÃO

A avaliação na Educação Infantil é feita a partir de observação e acompanhamento constantes do desenvolvimento da criança, com registros periódicos. É um processo que considera a concepção de aprendizagem, com finalidade investigativa e diagnóstica.

A comunicação desse processo à família é feita por meio de relatórios – individuais e de grupo – que informam as aprendizagens, dificuldades e intervenções ocorridas.

GRUPO 3 -  3 anos

GRUPO 4 - 4 anos

GRUPO 5 - 5 anos

Integral: 7h00 às 18h00